Código de ética

Código de ética

 


Esse Código de Ética tem por objetivo, definir os princípios éticos que orientam as ações de conduta do Sistema Prakolar.

Baseado em nossa cultura e políticas, elaboramos este Código com a validação da Diretoria, para servir como um guia de ação para os colaboradores.

Tais condutas precisam estar presentes no exercício diário das atividades dos colaboradores que devem agir de acordo com as leis, normas, regulamentações, politicas e procedimentos internos.

Todos os funcionários e dirigentes passam a ter a responsabilidade e o compromisso de seguir esses princípios.  

 

SOCIAL

Cada um de nós deve tratar o outro com respeito e dignidade. Queremos que nosso ambiente de trabalho seja livre de qualquer tipo de abuso ou assédio, seja moral, sexual ou discriminatório. Caso você veja alguma irregularidade procure seu Gestor ou o Rh da Prakolar.

A Prakolar, respeita os direitos fundamentais. Essa é uma das formas de contribuirmos para um mundo mais justo. Condições de trabalho desumanas e degradantes não são aceitas, bem como violações a esses direitos, tais como trabalho infantil e trabalho forçado/escravo.

A Organização respeita o direito dos trabalhadores quanto a se associar a sindicatos, assim como negociar coletivamente, garantindo que não haja represálias.

A Organização não exige que os trabalhadores tenham uma jornada de trabalho superior a 44 horas por semana com, no mínimo, um dia de descanso nesse período e um máximo de 12 horas extras semanais, remuneradas por um valor obedecido sempre ao disposto na Constituição Federal e na Legislação Trabalhista.

A busca da eficiência máxima é um objetivo da Prakolar e compromisso de todos os colaboradores. Queremos nos tornar cada vez melhores naquilo que  fazemos. No entanto, não podemos perder de vista a simplicidade, que nos ajuda a buscar eficiência e evitar desperdícios.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

A imagem da Prakolar é um patrimônio de valor imensurável, construído ao longo de uma existência. Nossa propriedade intelectual representa também um bem a ser protegido e valorizado.

Para a Prakolar  a informação é um bem valioso, que deve ser utilizado, gerenciado e protegido adequadamente. Integram também esse patrimônio  todos os conhecimentos técnicos e tecnológicos (publicações, relatórios, projetos, especificações e outros itens) que garantem a qualidade da Prakolar. A tecnologia afeta o valor das atividades da Empresa e permite que ela conquiste uma vantagem competitiva através da exploração segura e eficiente dos seus recursos e meios de informática.

Os colaboradores devem tratar todas as informações não públicas de maneira confidencial. Isso significa proteger a informação de acesso ou divulgação indevida. 

Divulgação de informação confidencial ou de propriedade da Prakolar  somente pode ocorrer mediante autorização prévia da Direção. Esta obrigação deve ser mantida mesmo após a extinção da relação de trabalho.

 

MEIO AMBIENTE

O compromisso da Empresa, no que se refere ao meio ambiente, é cumprir as exigências legais, bem como promover o desenvolvimento sustentável. Isso é atingido através do nossos manuais e procedimentos. No entanto, este não é um compromisso somente da Empresa. Os colaboradores devem cumprir os regulamentos internos, bem como reportar aos Gestores suspeitas de qualquer irregularidade nessa área.


RELACIONAMENTO

Sabendo que a corrupção prejudica a sociedade causando danos nas áreas política, econômica e social, a Prakolar procura combater as várias formas de corrupção. É estritamente proibido usar recursos ou bens da Empresa para a realização de um contrato ou qualquer outro beneficio comercial. Essa proibição se aplica a pagamentos/benefícios diretos e indiretos e se destina a prevenir subornos, propinas, fraudes, extorsão ou qualquer outro tipo de beneficio em troca de uma vantagem indevida.

Relações sólidas com parceiros de negócio são essenciais para qualquer  empresa. Brindes e entretenimento são cortesias que ajudam a fortalecer  essas relações. 

De maneira geral, a Prakolar permite dar e receber presentes e entretenimento, desde que sejam apropriados, ou seja, não geram à pessoa que recebe um sentimento ou dever de fazer algo em troca. Em outras palavras, não devem gerar tendência de favorecimento como forma de retribuição. Brindes e entretenimentos inapropriados podem causar conseqüências negativas para a Empresa como, por exemplo, influenciar   indevidamente decisões de negócio ou criar um conflito de interesses.

A Prakolar se compromete a divulgar as informações da Empresa no tempo apropriado, de maneira completa, precisa e clara, em todas as comunicações e relatórios que são submetidos a órgãos públicos. 

Todos os envolvidos na preparação dessas informações possuem a responsabilidade de garantir veracidade, bem como atendimento à legislação.

A Prakolar está comprometida em ser uma empresa responsável. Isso significa considerar os interesses de todos os públicos, promovendo a sustentabilidade em todas as suas dimensões: econômica, social e ambiental. Queremos ter resultados sustentáveis e que o nosso sucesso seja baseado em práticas honestas de negócio. 

A Prakolar busca cumprir todas as leis, regras e regulamentos aplicáveis aos seus negócios.  Algumas vezes as obrigações legais podem não ser claras e é comum o surgimento de dúvidas. Nessas situações, assim como em casos de suspeita de não conformidade, os colaboradores devem buscar orientação.

 

CANAIS DE DIÁLOGO

É importante que a Prakolar  conheça os questionamentos e possíveis violações relacionadas a este Código, para que possa orientar e corrigir desvios. Essa é a razão pela qual os colaboradores devem tratar suas preocupações internamente, resolvendo dúvidas e informando à Empresa sobre atos praticados em desacordo com este Código. Geralmente, seu Gestor está na melhor posição para lhe ajudar em relação a preocupações éticas. Por isso você deve procurá-lo em primeiro lugar. No entanto, essa não é a única alternativa. Considere também contatar o nível acima do seu Gestor. Para questões relacionadas ao ambiente de trabalho, por exemplo, procure o RH da sua Unidade.

O descumprimento dos princípios e compromissos expressos neste Código poderá implicar na adoção de medidas disciplinares, segundo as normas da Prakolar. 

O RH adotará as medidas cabíveis a cada descumprimento, após avaliação junto à direção da empresa que podem ser desde ações disciplinares como: Advertências, Suspensões, Demissões e Responsabilidades Civil e Criminal conforme previsto em lei.

A Prakolar repudia a prática da denúncia vazia, conspiratória ou vingativa. A denúncia é valorizada quando o profissional tiver conhecimento dos fatos, dados ou situações que possam prejudicar a empresa, seus colaboradores ou clientes.

Como norma, a Prakolar não admite retaliações ou punições contra o profissional ou qualquer pessoa que apresente crítica, sugestões, denúncia ou reclamações e não aceitará atos contra os profissionais que, no cumprimento de seu dever comuniquem uma preocupação através dos canais competentes aqui definidos.

Os canais têm como objetivo receber demandas internas e externas referentes a temas tratados no Código de Ética da Prakolar, sendo assegurado ao seu colaborador total sigilo e confidencialidade. O contato deve ser feito através de:

 

Acesso eletrônico via e-mail: 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acesso por carta:

A/C Recursos Humanos 

Rua Manuel Ramos Paiva, 70 - Belenzinho - São Paulo - SP - CEP: 03021-060

Acesso por telefone: 

(11) 2291-6033 – Ramal 119

Pessoalmente, no RH da Prakolar.

 

 Alexandre Chatziefstratiou

CEO

 

 

Endereço

Rua Manuel Ramos Paiva, 70 - Belenzinho
03021-060 - São Paulo - SP

Tel.: 11-2291-6033
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Institucional

Prakolar SATO adquire quinta Mark Andy P7


A Prakolar SATO, considerada uma das mais importantes convertedoras de banda estreita do mercado brasileiro, acaba de adquirir sua quinta impressora Mark Andy Performance modelo P7, totalmente customizada que imprime até 14 cores além dos acabamentos especiais. Saiba mais, clique aqui...

 



Fabricação de rótulos autoadesivos e termoencolhíveis.


Fundada em agosto de 1967, a Prakolar SATO é parte do grupo SATO do Japão desde novembro de 2015.

Leia mais:Institucional